Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil

Autores

  • Amurabi Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p39

Resumo

A Lei nº 11.684/2008, que reintroduziu a Sociologia na Educação Básica, trouxe novos desafios

não apenas para as escolas, mas também para as Instituições de Ensino Superior (IES), o que
tem como efeito mais imediato o incremento no número de cursos de formação de professores
em Ciências Sociais/Sociologia. Neste artigo, busca-se apresentar o cenário atual dos cursos de
formação de professores no Brasil em termos quantitativos, indicando sua distribuição pelo país, bem como a expansão de tais cursos ocorrida com a reintrodução da Sociologia no Ensino Médio. Posteriormente, busca-se realizar uma análise dos dados apresentados, indicando as tendências que podem ser percebidas, e também quais os desafios que se colocam para a formação de professores de Ciências Sociais/Sociologia nesse novo cenário.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq. E-mail: amurabi_cs@hotmail.com

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático