O financiamento empresarial e as campanhas legislativas de 2014: uma análise exploratória das doações diretas aos candidatos a Deputado Federal

Autores

  • Tiago Daher Padovezi Borges

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p102

Resumo

O artigo trata do financiamento de campanhas nas eleições legislativas brasileiras, no ano de 2014, com o intuito de se aprofundar no polêmico tema da participação de empresas no processo eleitoral das democracias contemporâneas. Diante de uma indagação acerca da relevância dos partidos brasileiros nas estratégias das empresas e dos candidatos, o artigo buscou compreender como as empresas distribuíram seus recursos para candidatos a Deputado Federal, em 2014. Os resultados mostraram um padrão complexo de “entrelaçamento”, influenciado por aspectos da competição política nacional e por especificidades institucionais das disputas nos distritos eleitorais. Os candidatos que tiveram maior quantidade de recursos pertenciam, principalmente, a partidos de centro e direita, como o PSDB, o PPS e o PP. Apesar da relevância de tais partidos, ela não se repetiu de maneira uniforme em todos os distritos eleitorais, apontando para a necessidade de se levar em conta os determinantes estaduais no contato entre empresas e partidos políticos.

Biografia do Autor

Tiago Daher Padovezi Borges

Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático