O financiamento empresarial e as campanhas legislativas de 2014: uma análise exploratória das doações diretas aos candidatos a Deputado Federal
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p102Resumo
O artigo trata do financiamento de campanhas nas eleições legislativas brasileiras, no ano de 2014, com o intuito de se aprofundar no polêmico tema da participação de empresas no processo eleitoral das democracias contemporâneas. Diante de uma indagação acerca da relevância dos partidos brasileiros nas estratégias das empresas e dos candidatos, o artigo buscou compreender como as empresas distribuíram seus recursos para candidatos a Deputado Federal, em 2014. Os resultados mostraram um padrão complexo de “entrelaçamento”, influenciado por aspectos da competição política nacional e por especificidades institucionais das disputas nos distritos eleitorais. Os candidatos que tiveram maior quantidade de recursos pertenciam, principalmente, a partidos de centro e direita, como o PSDB, o PPS e o PP. Apesar da relevância de tais partidos, ela não se repetiu de maneira uniforme em todos os distritos eleitorais, apontando para a necessidade de se levar em conta os determinantes estaduais no contato entre empresas e partidos políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.