Cooperativas e representação política empresarial no Brasil: o caso do cooperativismo rural no Paraná

Autores

  • Paulo Roberto Neves Costa
  • Paulo Roberto Stöberl

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p258

Resumo

Este artigo analisa a gênese da institucionalização da ação política do cooperativismo rural no Paraná com o intuito de estudá-lo enquanto uma das formas de representação política empresarial no Brasil. Utilizando documentos e entrevistas, a pesquisa contemplou o período de 1907 à criação da OCEPAR (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) em 1971, uma das mais importantes entidades representativas do cooperativismo no Brasil. Tal estudo se mostrou importante para a análise da relação entre cooperativismo e interesses empresariais no Brasil e em particular no Paraná, e dos fatores que ainda hoje influenciam a sua ação política. Constatamos as particularidades históricas e legais do cooperativismo no Brasile a necessidade de construir categorias analíticas que dêem conta da complexidade de sua dimensão empresarial, as cooperativas empresariais.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Neves Costa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, co-editor da Revista de Sociologia e Política, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira-UFPR e bolsista produtividade do CNPq. 

Paulo Roberto Stöberl

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira-UFPR.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigos