“Diz que em corumbá tem muita conversa fiada”: fofoca, política e moralidade em uma cidade do Pantanal

Autores

  • Gustavo Villela Lima da Costa UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2017v17n39p396

Resumo

A cidade de Corumbá-MS possui pouco mais de cem mil habitantes e a fofoca é um fato social reconhecido pelos seus moradores em seus efeitos e alcance. Baseado na leitura de Bailey (1971), o estudo busca pensar nas relações que se estabelecem entre a fofoca e a política em torno das reputações pessoais e no pertencimento a uma ou mais “comunidades morais” na cidade, aqui nomeada de circuitos sociais da fofoca. Além disso, o estudo da fofoca pode contribuir etnograficamente para investigações sobre vários elementos da estrutura social da cidade: as relações de trabalho, os modos de se fazer negócios na fronteira, sobre a política local e a formação das hierarquias sociais, sobre a chegada de migrantes, sobre os significados de relacionamentos amorosos, relações de gênero, sobre a construção dos papéis sociais e do status e o posicionamento social dos indivíduos no “mapa” da cidade.

Biografia do Autor

Gustavo Villela Lima da Costa, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia Social, Professor Adjunto de Antropologia e Sociologia do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do Programa de Pós Graduação em História Social da FFP-UERJ.

Referências

ABRAHAMS, Roger, D. A Performance-centered Approach to Gossip" Man 5(2) 290-301, 1970.

ALMEIDA, Luciana Schleder. Gaúchos, Festas e Negócios: o agronegócio da soja no Meio-Norte Matogrossense. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

ARENDT, Hannah. O Que é Política? Trad. Reinaldo Guarany. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

BAILEY, F.G. Gifts and Poison. The politics of reputation. Toronto: The Copp Clark Publishing company, 1971.

BESNIER, Niko. Gossip and the Everyday Production of Politics. Honolulu: University of Hawaii Press, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

COMERFORD, John. Onde está a “Comunidade”? conversas, expectativas morais e mobilidade em configurações entre o “rural” e o “urbano”. Ruris, Vol.8, número 2, 2014.

COSTA. Gustavo V.L. O muro invisível: a nacionalidade como discurso reificado na fronteira Brasil Bolívia. Tempo Social,25:141-156, 2013.

ELIAS, Norbert and SCOTSON, John. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

EVANS-PRITCHARD, E. Os Nuer. São Paulo: Perspectiva, 1978.

GLUCKMAN, Max. ‘Gossip and Scandal’, Current Anthropology 4:3 (1963), 307-16), 1963.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Mela-nésia. São Paulo: Editora Abril, 1976.

OLIVEIRA, Giovanni França. Nas bocas da cidade de Corumbá (MS): O comércio de drogas na frontei¬ra Brasil-Bolívia. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2013.

PAINE, Robert, ‘What is Gossip About? An Alternative Hypothesis’, Man new series 2:2 (1967), 278-85

PERALDI, Michel. “Economies criminelles et mon¬des d’affaire à Tanger”. Cultures & Conflits, no 68, pp. 111-125, 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos