Os Sociólogos Antes de 1950

Autores

  • Victor Karady Central European University (CEU) Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n38p62

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a estratificação social dos praticantes de sociologia na França até 1950 e, a partir desses dados, buscar as razões que mantiveram a sociologia com status marginal no sistema universitário francês durante o período. Primeiro, considera-se a escola durkheimiana, apresentando dados que sustentam o porquê de a escola ter obtido êxito na concorrência com os demais praticantes da disciplina. Em seguida, argumenta-se que os durkheimianos formavam uma fração dominada dentro do grupo dominante e, por essa razão, não puderam subverter as regras do sistema universitário francês; ao contrário, eles foram assimilados por este e submetidos a desempenhar um papel relegado em relação às disciplinas tradicionalmente estabelecidas.

Biografia do Autor

Victor Karady, Central European University (CEU) Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

Professor da Central European University (CEU) e diretor de pesquisa Emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Referências

CLARK, T. N. Prophets and Patrons: The French University and the emergence of the Social Sciences. Cambridge: Harward University Press, 1973.

GIDE, C. L’enseignement des sciences sociales en France, enseignement supérieur. In: Congrés international de l’enseignement des sciences sociales. Paris: Chevalier-Marescq, 1902.

HAURIOU, M. Les facultés du droit et la sociologie. Revue Générale de Droit, Paris: Berger-Levrault, v. 8, 34 p., 1893.

Downloads

Publicado

2018-06-08

Edição

Seção

Dossiê Temático