Teorias do reconhecimento e sua validade heurística para a análise da cidadania e movimentos sociais no Brasil – o caso do movimento negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n40p258

Resumo

O presente artigo pretende trazer três teorias, sobre cidadania, sobre movimentos sociais e sobre as teorias do reconhecimento de Nancy Fraser e Axel Honneth, teorias produzidas no “norte”, no sentido de ver sua validade heurística para a compreensão das questões contemporâneas do Brasil. Pretende-se mostrar que trazem grande aporte para a análise da esfera pública brasileira desde a redemocratização do país. Partindo de uma sociologia histórica, vai ser enfatizada a transformação que vem acontecendo nos acordos normativos da esfera pública, no que concerne tanto à emer- gência de movimentos sociais quanto ao questionamento das desigualdades persistentes no Brasil em torno da questão racial. Vai ser defendido que o ideário de direitos é instrumento poderoso para a conquista de nova cidadania, e que a teoria do reconhecimento representa importante chave analítica para a compreensão dos novos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Angela Randolpho Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professora associada de sociologia no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCIS) do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Diretora da Coordenação Central de Cooperação Internacioanl (CCCI) da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Dossiê Temático