Licenciados e licenciadas em Ciências Sociais na UFSC: Experiências, sentidos e trajetórias

Autores

  • Eduardo Vilar Bonaldi UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p147

Resumo

Este artigo busca abordar e reconstruir trajetórias sociais, educacionais e acadêmicas de licenciados e licenciadas no curso de Ciências Sociais da UFSC, partindo de um material de 12 entrevistas em profundidade com egressos do curso durante os anos 2000. Primeiramente, abordamos as diferen- ças quanto à dinâmica de “escolha” da licenciatura em Ciências Sociais entre entrevistados de diferentes origens socioeconômicas, atentando, conforme aponta a literatura, tanto para os “reajus- tamentos de expectativas” que podem conduzir a carreiras de menor prestígio social quanto para experiências de socialização singulares que inculcam, em alguns dos entrevistados, propensões e interesses específicos por nossa carreira. Posteriormente, discutimos algumas questões que foram indistintamente tematizadas por diferentes perfis socioculturais de entrevistados, entre elas, por exemplo, a temática dos “ganhos não materiais” que os entrevistados associam recorrentemente à formação em Ciências Sociais, a despeito das dificuldades de profissionalização reiteradamente afirmadas por eles.

Biografia do Autor

Eduardo Vilar Bonaldi, UFSC

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2016), com interesses e trabalhos nas áreas de teoria sociológica, sociologia da educação e sociologia econômica.

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Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Dossiê Temático