Mídia e mercado: mediações na construção de sentidos do consumo das "roupas de marca"
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n43p224Resumo
Tomando como recorte empírico um bairro localizado na periferia de Santo André, município da Grande São Paulo, este artigo busca contribuir para a compreensão da dimensão simbólica dos bens de consumo e os sentidos a eles atribuídos em contextos periféricos. Abordamos, especificamente, um grupo focal realizado com jovens entre 18 e 25 anos, cujo tema central foi a relação com o universo das grifes, ou, nas palavras dos interlocutores, roupas de marca. Discute-se, ainda, o papel de guia de orientação cumprido pela mídia, ao difundir estilos de roupas e acessórios, bem como grifes, sobretudo esportivas. Interessa-nos identificar os modos de apropriação e uso, bem como motivações para o consumo - para além das razões de ordem prático-utilitaristas - colocando em discussão a atualidade e pertinência da explicação sociológica hegemônica, que aponta para a lógica da imitação-distinção como principal propulsora para esta prática. (VEBLEN, 1983; SIMMEL, 2006; BOURDIEU, 2007).
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