Tratando as nanopartículas com precaução: reconhecendo a incerteza qualitativa na avaliação científica do risco

Autores

  • Fern Wickson GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.
  • Froydis Gillund GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.
  • Anne Ingeborg Myhr GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2012v11n20p171

Resumo

Invenções científicas e tecnologias, como a nanotecnologia, interagem com sistemas ecológicos e sociais complexos em vários níveis e têm o potencial de causar consequências ímpares e sem precedentes. Isso traz desafios para abordagens de avaliação de risco convencionais, as quais pressupõem que não apenas é possível prever os riscos potenciais de novas tecnologias com precisão através de métodos científicos, mas também que existe uma clara distinção entre uma avaliação de risco factual e objetiva realizada por um especialista, e uma avaliação de risco normativa / baseada em valores. Neste artigo descrevemos várias formas qualitativas de incerteza e procuramos demonstrar como valores, crenças e interesses estão, inevitavelmente, emaranhados na ciência envolvida em processos de avaliação de risco. Em seguida, apresentamos dois referenciais disponíveis para a exposição e a análise das formas qualitativas de incerteza na ciência orientada à formulação de políticas e descrevemos abordagens de precaução como uma alternativa à tomada de decisões baseada em riscos. Utilizamos as nanopartículas como um estudo de caso ilustrativo e argumentamos que a adoção de abordagens de precaução para a tomada de decisão implicaria necessariamente o reconhecimento da importância das formas qualitativas de incerteza, o que ajudaria a promover uma governança socialmente mais robusta e transparente deste campo emergente de desenvolvimento de tecnologia.

Biografia do Autor

Fern Wickson, GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.

Fern Wickson é pesquisador no GenØk Centre for Biosafety, da Noruega, com PhD transdisciplinar na Schools of Biological Sciences and Science, Technology and Society da University of Wollongong (Austrália).

Froydis Gillund, GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.

Frøydis Gillund é PhD pelo GenØk Centre for Biosafety, da Noruega, e pesquisa gestão de recursos naturais, entre outros temas.

Anne Ingeborg Myhr, GenØk Centre for Biosafety, da Noruega.

Anne Ingeborg Myhr é pesquisadora do GenØk Centre for Biosafety, com Phd pela University of Tromsø (Noruega). Investiga os usos da engenharia genética e da nanotecnologia.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Edição

Seção

Dossiê Temático