Dilemas e implicações sobre a representação política em espaços participativos.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n24p177Abstract
Neste artigo são apresentados dois dos principais argumentos utilizados na literatura produzida no Brasil sobre representação política da sociedade civil: o da representação virtual e da representação por afinidade, contrastando-se as diferenças e discutindo as similaridades entre eles. O desenvolvimento de ambos aponta para a tentativa de tirar o foco na autorização e prestação de contas dos representantes e ressalta a multiplicidade de espaços de representação, participação e controle social que se conectam, permitindo o escrutínio daqueles que falam em nome de outros em espaços decisórios. Esse percurso, contudo, não é isento de problemas, e o principal deles aqui discutido é a noção de que a vinculação a uma comunidade de política e a prestação de contas a esse grupo seria suficiente para se considerar que há controle dos controladores.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
