Elementos de uma teoria de competição religioso-secular

Autores

  • Jörg Stolz Universidade de Lausana
  • Pascal Tanner Fonds national suisse de la recherche scientifique (FNS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n36p295

Resumo

Este artigo apresenta elementos básicos de uma teoria da competição religioso-secular ao nível individual. A teoria argumenta que, em muitas sociedades, os indivíduos podem escolher entre opções seculares e religiosas, criando uma situação de competição entre instituições religiosas e seculares. A competição entre fornecedores religiosos e seculares é influenciada por três fatores contextuais importantes: inovação, regulação e recursos. Oferecemos seis exemplos de estudos empíricos que demonstram que a teoria da competição religioso-secular explica fenômenos contrastantes como a diferença no sucesso da cura pela fé em países africanos e europeus, a mudança e diminuição da socialização religiosa na Suíça, as variações da frequência às igrejas nos EUA, a variação na atratividade dos mosteiros, a secularização tardia da Irlanda ou o sucesso das megaigrejas desde a década de 1970.

Biografia do Autor

Jörg Stolz, Universidade de Lausana

Professor de Sociologia da Religião na Universidade de Lausana (Suíça) e presidente da Sociedade Internacional para a Sociologia das Religiões (ISSR/SISR).

Pascal Tanner, Fonds national suisse de la recherche scientifique (FNS)

Doutorando do Fonds national suisse de la recherche scientifique (FNS) e pesquisador do Institut de sciences sociales des religions contemporaines (ISSRC).

Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Dossiê Temático