O impacto da Quarta Revolução Industrial na estruturação da cultura política entre os jovens do Brasil

Autores

  • Marcello Baquero Professor Titular do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política
  • Ana Julia Bonzanini Bernardi Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe B. Zorzi Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.84415

Palavras-chave:

Cultura política, Democracia, Educação, Tecnologia, Internet

Resumo

O século XXI trouxe a institucionalização de sociedades democráticas como um direito no plano formal, negligenciando-se os aspectos sociais mais prementes para a maioria da população. Nesse sentido, pode-se constatar uma assimetria entre procedimentos formais da democracia representativa que aparentemente funcionam e uma situação social que se mantém substancialmente estagnada. Tal é o caso do Brasil onde ainda não se constituíram as bases económicas e pedagógicas de uma cultura política assertiva que viabilizariam uma democracia socialmente integrada. Num mundo que entra na Quarta Revolução Industrial, surge uma questão: qual o tipo de cultura política emergente e qual o papel da educação para gerar uma mentalidade democrática permanente? Embasados em dados comparativos de pesquisa survey com jovens de diferentes tipos de escola de Porto Alegre, buscamos observar a interação entre atitudes de cultura política e o uso dos espaços do mundo digital. Argumentamos que quando os avanços tecnológicos não são acompanhados por uma mudança de qualidade na educação pública o resultado não pode ser outro senão uma turbulência democrática derivada da manutenção de uma cultura política híbrida. Se o Estado não age, os jovens desprivilegiados ficam presos a situação de sua histórica trajetória. No contexto brasileiro da QRI, a desigualdade penetra o mundo digital.

Biografia do Autor

Ana Julia Bonzanini Bernardi, Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Relações Internacionais pela ESPM, e em Politicas Públicas pela UFRGS. Mestrado e Doutorado em andamento no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFRGS.

Referências

ACHEN, C. E BARTELS, L. Democracy for realists. Princeton: Princeton University Press, 2017.

ALMOND, G. A, e VERBA, S. The Civic Culture: Political atitudes and democracy in five nations. Boston: Little Brown, 1965.

DAHL, R. A. Polyarchy: Participation and opposition. New Haven: Yale University Press, 2008.

DALTON, R.; WELZEL, C. The civic culture transformed: From allegiant to assertive citizens. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

DONAGHY, M. Reforming the Relationship between the State and Civil Society in Latin America. Latin American Research Review, v. 53, n. 2, p. 388–393, 2018. DOI: http://doi.org/10.25222/larr.620.

EASTON, D. A systems analysis of political life. New York: John Wiley and Sons, 1965.

FINLEY, H.J. Jr. Thucydides. Harvard University Press. Cambridge Massachussets, 1942, p.358.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

HABERMAS, J. Three normative models of democracy. In: Constitutionalism and Democracy. Routledge, p. 277-286, 2017.

HIRSHMAN, A. The rhetoric of reactions: Perversity, Futility, Jeopardy. Cambridge, Harvard University Press, 1991.

MANSBRIDGE, J. Recursive representation. In: Creating political presence. Chicago: University of Chicago Press, p. 298-338, 2018.

NUPESAL. Democracia, valores políticos e capital social. Banco de dados. Porto Alegre: Núcleo de Pesquisa sobre América Latina, 2019

ROUSSEAU, J. J. O Contrato Social. Oeiras: Editorial Presença, 2010.

PIAGET, J. Genetic Epistemology. New York: W. W. Norton and Company, 1971.

POLANYI, K. The Great Transformation: The political an economic origins of our time. Boston. Beacon Press, 2001.

SCHUMPETER, J. A. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Routledge, 2010.

VYGOTSKY, L. Mind in Society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

WEF. 10 things you - and your government- should know about competitiveness in the Fourth Industrial Revolution. World Economic Forum, 2018. In: www.weforum.org/agenda/2018/10/10

Downloads

Publicado

2022-07-04