O impacto da Quarta Revolução Industrial na estruturação da cultura política entre os jovens do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.84415Palavras-chave:
Cultura política, Democracia, Educação, Tecnologia, InternetResumo
O século XXI trouxe a institucionalização de sociedades democráticas como um direito no plano formal, negligenciando-se os aspectos sociais mais prementes para a maioria da população. Nesse sentido, pode-se constatar uma assimetria entre procedimentos formais da democracia representativa que aparentemente funcionam e uma situação social que se mantém substancialmente estagnada. Tal é o caso do Brasil onde ainda não se constituíram as bases económicas e pedagógicas de uma cultura política assertiva que viabilizariam uma democracia socialmente integrada. Num mundo que entra na Quarta Revolução Industrial, surge uma questão: qual o tipo de cultura política emergente e qual o papel da educação para gerar uma mentalidade democrática permanente? Embasados em dados comparativos de pesquisa survey com jovens de diferentes tipos de escola de Porto Alegre, buscamos observar a interação entre atitudes de cultura política e o uso dos espaços do mundo digital. Argumentamos que quando os avanços tecnológicos não são acompanhados por uma mudança de qualidade na educação pública o resultado não pode ser outro senão uma turbulência democrática derivada da manutenção de uma cultura política híbrida. Se o Estado não age, os jovens desprivilegiados ficam presos a situação de sua histórica trajetória. No contexto brasileiro da QRI, a desigualdade penetra o mundo digital.
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