Trabalhos essenciais: definições, disputas e experiências no contexto da Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.85294Resumo
Este dossiê reúne artigos de diversas áreas do conhecimento que revelam experiências de trabalho no contexto da pandemia de Covid 19, os quais oportunizam reflexões a respeito dos conflitos que este enquadramento de “trabalhos essenciais” trouxe a trabalhadores e trabalhadoras brasileiras(os).
Em nome da proteção à economia e, ao mesmo tempo, da garantia do atendimento a necessidades consideradas básicas da população, algumas ocupações foram consideradas essenciais desde o início da pandemia, em 2020, o que significou que foram excluídas das orientações de isolamento social. Por terem continuado a trabalhar fora de casa, tais trabalhadoras(es) foram expostas(os) a condições de risco extremos e vulnerabilidade.
Os textos aqui reunidos, escritos entre 2020 e 2021, revelam aspectos importantes a respeito de tais conflitos e situações de risco criadas (ou agudizadas) pela crise sanitária. Alguns setores laborais comumente invisibilizados e desvalorizados ganharam espaço no debate público, a exemplo das(os)) trabalhadoras(es) que atuam nas áreas de saúde, no trabalho doméstico e em serviços de entrega por aplicativos. Outros, embora tenham sido considerados essenciais desde o início da pandemia, como os trabalhadores em supermercados e em prisões, não tiveram ainda suficiente atenção e visibilização. De outra parte, houve o desafio particular das ocupações na área da educação, com o fechamento das escolas e a instauração do regime de ensino remoto, que trouxeram várias consequências para as(os) docentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.