Trabalhos essenciais: definições, disputas e experiências no contexto da Pandemia

Autores

  • Bianca Briguglio
  • Patrícia Rocha Lemos
  • Thais de Souza Lapa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.85294

Resumo

Este dossiê reúne artigos de diversas áreas do conhecimento que revelam experiências de trabalho no contexto da pandemia de Covid 19, os quais oportunizam reflexões a respeito dos conflitos que este enquadramento de “trabalhos essenciais” trouxe a trabalhadores e trabalhadoras brasileiras(os).

Em nome da proteção à economia e, ao mesmo tempo, da garantia do atendimento a necessidades consideradas básicas da população, algumas ocupações foram consideradas essenciais desde o início da pandemia, em 2020, o que significou que foram excluídas das orientações de isolamento social. Por terem continuado a trabalhar fora de casa, tais trabalhadoras(es) foram expostas(os) a condições de risco extremos e vulnerabilidade.

Os textos aqui reunidos, escritos entre 2020 e 2021, revelam aspectos importantes a respeito de tais conflitos e situações de risco criadas (ou agudizadas) pela crise sanitária. Alguns setores laborais comumente invisibilizados e desvalorizados ganharam espaço no debate público, a exemplo das(os)) trabalhadoras(es) que atuam nas áreas de saúde, no trabalho doméstico e em serviços de entrega por aplicativos. Outros, embora tenham sido considerados essenciais desde o início da pandemia, como os trabalhadores em supermercados e em prisões, não tiveram ainda suficiente atenção e visibilização. De outra parte, houve o desafio particular das ocupações na área da educação, com o fechamento das escolas e a instauração do regime de ensino remoto, que trouxeram várias consequências para as(os) docentes.

Biografia do Autor

Thais de Souza Lapa, UFSC

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2019), com a tese intitulada "O gênero do trabalho operário: condições de trabalho, divisão sexual e práticas sociais em indústrias metalúrgicas dos segmentos automotivo e eletroeletrônico" (financiamento do CNPq). Estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) realizado no Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, equipe Genre, Travail, Mobilités (CRESPPA, GTM, 2017).

Downloads

Publicado

2021-12-31