As Emoções na constituição de uma individualidade empreendedorista:
Contribuições possíveis a uma sociologia econômica da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2022.e91271Palavras-chave:
Individualização, Neoliberalismo, Emoções, EmpreendedorismoResumo
Este artigo propõe uma analítica sociológica dos processos de individualização na contemporaneidade, posicionando-se de forma crítica à perspectivas que tendem a identifica-lo como simples decorrência do neoliberalismo nos campos político e econômico. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva compreensiva, argumenta-se em prol da individualização como processo histórico e cultural que, ao mesmo tempo, afeta e é afetado pelo mercado nas sociedades capitalistas. Ainda, destaca-se que, embora a individualidade fosse elemento presente nas bases políticas e ideológicas das sociedades modernas, esta hoje seria ressignificada, conferindo lugar especial à dimensão emocional e subjetiva, distinguindo-se da ênfase na racionalidade econômica liberal. Assim, propõe-se uma contribuição da perspectiva cultural à sociologia econômica, voltada ao empreendedorismo e a significação que as emoções adquirem nesse contexto.
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