Trabalho, conhecimento e sociedade: Breves notas sobre a relação entre ser e consciência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n13p265Resumo
Numa época em que contradições de toda ordem dominam a vida cotidiana, impondo respostas imediatas para problemas objetivos da maior urgência (tais como o desemprego persistente, a desigualdade social, as guerras, o aquecimento global, a degradação das relações humanas etc.), é muito comum que questões como as da relação entre ser e consciência sejam encaradas como mero diletantismo acadêmico. O que se pretende discutir neste espaço é perceber apenas que a difusão do marxismo vulgar muito provavelmente contribuiu para que, com a devida oportunidade histórica, o pensamento idealista, em suas configurações mais recentes, se apropriasse das questões relativas à subjetividade e ao conhecimento, como se, para tratar destas temáticas, fosse imprescindível deixar de lado as indagações sobre o ser. O idealismo reinante nas últimas décadas promoveu a desqualificação do antigo projeto de empregar a razão, o conhecimento, como meio da transformação social. Durante muito tempo, correntes críticas do pensamento social, particularmente as ligadas ao marxismo, conseguiram sustentar a tese de que o trabalho seria exatamente a categoria adequada para dar início ao processo de conhecimento necessário para reconstituir no pensamento os aspectos mais importantes da realidade social. A centralidade do trabalho decorreria, antes de tudo, do fato de ser a própria existência social dependente desta atividade, que, no sentido amplo aqui assumido, reúne o conjunto de ações destinadas a produzir e reproduzir as condições de subsistência (social) da espécie humana.
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