O diferente em cena: integração ou interação?

Autores

  • Beatriz Angela Vieira Cabral UDESC - Florianópolis - SC

Resumo

Este artigo foca os conceitos de integração e interação e suas implicações para o debate sobre inclusão no campo de teatro na escola e na comunidade. Para a visualização da problemática são feitos relatos sobre um processo de montagem baseado em um texto que trata da questão da xenofobia, tendo sido criado para a interação em grandes grupos. Rituais de passagem e jogos teatrais com objetos e fragmentos de texto são analisados como uma metodologia para favorecer a inclusão ao intercalar, respectivamente, a introdução gradual do contexto pelo professor e a interação do texto com a memória dos participantes.

Biografia do Autor

Beatriz Angela Vieira Cabral, UDESC - Florianópolis - SC

Graduação em Licenciatura em Letras Alemão e Português pela USP (1973), mestrado em Escola de Comunicações e Artes pela USP (1984) e doutorado em Phylosophy Of Art Drama In Education - UCE (1994). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01