Arte no Paleolítico:uma experiência educativa com alunos surdos
Resumo
Este trabalho trata de uma experiência no 4º ano da classe especial do Ensino Fundamental, com alunos adolescentes, surdos, de ambos os sexos, em uma escola de Passo Fundo, RS. Trabalhamos em um projeto investigativo de educação especial, utilizando a oficina como metodologia pedagógica, cuja temática foi a Pré-história, abordando as interfaces entre história e arte. Utilizamos a proposta triangular de Barbosa (1997), considerando a contextualização, a leitura de imagens e o fazer artístico. A contribuição desta experiência está baseada nas possibilidades comunicacionais que a utilização de estratégias educativas e estéticas oferecem, como modalidade de inclusão, aos alunos que possuem necessidades educativas especiais, principalmente, a relevância das funções da imagem no processo de comunicação com surdos, considerando a função tradutora, a função social, a função analítica, a função comparativa, a função temporal, a função espacial, a função estética e, particularmente, a função didática que pode ser motivadora do interesse, capta a atenção e, ao mesmo tempo, apresenta uma valiosa possibilidade de alimentar a fantasia, desenvolver a criatividade, conectar-se com o domínio afetivo do aluno e ampliar o seu campo cognitivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.