A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”

Autores

  • Carlos Bernardo Skliar UFRGS - Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

Outro (Teoria do conhecimento), Others minds (Theory of Knowlodge)

Resumo

No conjunto de questões que nos fazem pensar/imaginar que está se criando uma mudança significativa na educação brasileira de hoje, a questão do outro, dos outros, parece ocupar tanto um lugar de privilégio quanto de uma renovada banalização. Assim, três questões parecem traçar as linhas divisórias nos discursos pedagógicos atuais: 1) trata-se, por acaso de um outro que nunca esteve aqui? 2) trata-se, de um outro que volta somente para nos contar as suas histórias de discriminação e exclusão? ou; 3) trata-se, talvez, de um “eu escolar” que, simplesmente, se dispõe a hospedar e/ou se inquieta somente pela estética da sua própria hospedagem, mas que não se interessa pelo outro? Neste artigo me proponho discutir algumas das imagens do outro que recorrem os discursos educativos e escolares e, em particular, discutirei a questão do “outro com necessidades educativas especiais”.

Biografia do Autor

Carlos Bernardo Skliar, UFRGS - Porto Alegre - RS

Graduação em Fonoaudiologia pela UMSA (1982) , especialização em Licenciatura Em Fonoaudiologia pela UMSA (1987) , doutorado em Ciências da Recuperação Humana pela UMSA (1988) e pos-doutorado pela UFRGS (1999) . Atualmente é Professor Adjunto da UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos