Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/Exclusão

Autores

  • Ronice Muller de Quadros UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes às políticas públicas de inclusão de crianças especiais, mais especificamente de crianças surdas. A partir de algumas considerações, propor-se-á uma reflexão sobre as diferenças implicadas na educação de surdos que passam a ser confrontadas com as propostas atuais de inclusão. Ater-se-á primeiramente a caracterização das diferenças com base na análise do discurso dos próprios surdos e de “ouvintes”. Posteriormente, apresentar-seá uma análise das implicações lingüísticas, situando-as, sempre que possível no contexto sócio-cultural da educação de surdos. Propor-se-á, finalmente, o reconhecimento pelas diferenças nas práticas de ensino. As discussões travadas situam-se no campo dos estudos surdos , ou seja, um novo campo teórico que prima pela aproximação com o conhecimento e com os discursos sobre a surdez e sobre o mundo surdo (SKLIAR, 1998).

Biografia do Autor

Ronice Muller de Quadros, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UCS (1992), mestrado em Lingüística e Letras pela PUC - RS (1995) e doutorado em Lingüística e Letras pela PUC - RS (1999), com estágio na University of Connecticut (1997-1998). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos