Letramento em inglês de crianças surdas sinalizantes

Barbara Gerner de Garcia

Resumo


Pesquisas sobre como crianças surdas sinalizantes aprendem a ler e escrever não apresentam respostas claras sobre como atingir o sucesso dos leitores surdos na aquisição do letramento na língua falada e escrita. Oferecendo apoio e um ambiente centrado no surdo pode evitar atrasos no desenvolvimento da linguagem e do letramento. O estudo das estratégias usadas pelos surdos que explicitamente relacionam os sinais com a grafia é critico. Também são importantes as considerações sobre o papel do Inglês Manualmente Codificado e da consciência fonológica que podem ser relevantes no desenvolvimento do letramento no inglês. As pesquisas indicam que há múltiplos caminhos, ao invés de um único só, para o acesso a leitura por aprendizes surdos.


Palavras-chave


Crianças surdas - Educação; Crianças surdas- Linguagem; Crianças surdas - Escrita; Deafness in children - Education; Deafness in children language; Deafness in chilfren in children - writing.

Texto completo:

PDFA


P.Vista, eISSN 2175-8050, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

 

 

Creative Commons License
Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-8050 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >