Elaboração de um sistema de ensino para surdos que sistematiza o ensino da língua portuguesa partindo de uma perspectiva com LIBRAS

Autores

  • Marcio Napoli Instituto Stela - Florianópolis - SC
  • Alejandro Rafael Garcia Ramirez UNIVALI - São José - SC

Resumo

O presente trabalho tem como propósito o relato de uma experiência de utilização de ferramentas da engenharia de computação para auxiliar no ensino das pessoas surdas para que tenham uma vida mais digna, sem sofrer com as diferenças enfrentadas no dia-a-dia. O objetivo foi o desenvolvimento de um sistema de ensino para surdos que sistematiza o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, partindo de uma perspectiva contrastante com a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, alinhada ao enfoque do bilingüismo e biculturalismo. Trata-se do desenvolvimento de um software utilizando o ambiente de programação Delphi 7, juntamente com os critérios ergonômicos de Scapin e Bastien.

Biografia do Autor

Marcio Napoli, Instituto Stela - Florianópolis - SC

Graduacao em engenharia de computacao pela universidade do vale do itajai em 2002. Cursa mestrado em engenharia e gestao do conhecimento pela universidade federal de santa catarina desde 2004. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alejandro Rafael Garcia Ramirez, UNIVALI - São José - SC

Graduação em Equipamentos e Componentes Electrónicos, pelo ISPJAE (1989), Cuba; mestrado em Engenharia Elétrica, pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica, pela UFSC (2003). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos