Elaboração de um sistema de ensino para surdos que sistematiza o ensino da língua portuguesa partindo de uma perspectiva com LIBRAS

Marcio Napoli, Alejandro Rafael Garcia Ramirez

Resumo


O presente trabalho tem como propósito o relato de uma experiência de utilização de ferramentas da engenharia de computação para auxiliar no ensino das pessoas surdas para que tenham uma vida mais digna, sem sofrer com as diferenças enfrentadas no dia-a-dia. O objetivo foi o desenvolvimento de um sistema de ensino para surdos que sistematiza o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, partindo de uma perspectiva contrastante com a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, alinhada ao enfoque do bilingüismo e biculturalismo. Trata-se do desenvolvimento de um software utilizando o ambiente de programação Delphi 7, juntamente com os critérios ergonômicos de Scapin e Bastien.


Palavras-chave


Surdos -Educação; Linguagem por sinais LIBRAS (Linguagem por sinais); Língua portuguesa; Ensino auxiliado por computador; Deaf-Education; Sign language; LIBRAS (Sign language); Portuguese; language; Computer-assisted instruction

Texto completo:

PDFA


P.Vista, eISSN 2175-8050, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

 

 

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