O processo de criação do Programa de Promoção de Acessibilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino superior exige um trabalho coletivo de superação de barreiras informacionais, comunicacionais, pedagógicas, instrumentais, metodológicas e atitudinais, cuja presença leva a desvantagens significativas na apropriação do conhecimento e na formação profissional destes acadêmicos. Neste trabalho, é relatada uma experiência de intervenção que permitiu a alunos com deficiência melhores condições de acesso ao conhecimento e de estabelecimento de trocas sociais no ambiente universitário. Desenvolvida numa universidade privada de Santa Catarina, essa experiência resultou no aprimoramento da capacidade de inclusão de alunos com deficiência, mais precisamente dez pessoas cegas e/ou com baixa visão, cinco pessoas com surdez, três pessoas com deficiência física e duas com mobilidade reduzida. Os resultados apontam para importância do investimento institucional na acessibilidade, como forma de promover a consolidação da cultura inclusiva no contexto do ensino superior.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.