Da palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecília Vicuña

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158982

Resumo

No livro La Realidade Es una Línea (1994), Cecília Vicuña (n. 1947), poeta e artista chilena, sintetiza uma das mais poderosas metáforas que atravessam toda a sua obra visual e poética: a confluência entre fio (objeto) e linha (representação), que urdem um tecido complexo feito de experiências e questionamentos que atravessam geografias e géneros artísticos. Se a tecelagem, e a sua confluência com a palavra, o som e a imagem, é processo central na obra de Vicuña (real e metafórico), pretendo neste breve ensaio explorar a forma como este processo se expande no território do livro, paradoxalmente um lugar de desterritorialização, de fluidez, de construção de um devir – ou de potencialidades – mas também de dissidência.

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Biografia do Autor

Márcia Oliveira, CEHUM

Márcia Oliveira é bolseira de pós-doutoramento FCT em Estudos Artísticos/História da Arte no CEHUM e pertence ao grupo de investigação em Género Artes e Estudos Pós-Coloniais. Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e mestre em Estética pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa concluiu o doutoramento pela Universidade do Minho em 2013 com tese sobre arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução. Foi visiting scholar na Rutgers University, NJ, USA, de Agosto a Novembro de 2016.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Oliveira, M. (2019). Da palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecília Vicuña. Revista Estudos Feministas, 27(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158982

Edição

Seção

Seção Temática