A narradora descolonial: uma leitura de The Distant Marvels, de Chantel Acevedo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n159000

Resumo

Em seu texto “O narrador. Reflexões sobre a obra de Nicolai Leskov” (1985), Walter Benjamin entende que a arte de narrar está em vias de extinção uma vez que o narrador, aquele que reúne em si mesmo o conhecimento do camponês sedentário e do marinheiro comerciante, parece não estar mais entre nós a partir da modernidade. Entretanto, se seguirmos a argumentação de María Lugones em “Rumo a um feminismo descolonial” (2014), que coloca o [des]colonial dentro de uma categoria de não moderno, poderemos considerar que a presença do narrador é perene e se manifesta muitas vezes exatamente no romance, forma literária que Benjamin aponta como um “indício da evolução que vai culminar na morte da narrativa” (1994:201). Em The Distant Marvels (2015), a autora cubana-americana Chantel Acevedo constrói uma protagonista que é a representação literária de um narrador que reúne em si as características benjaminianas e que é, assim, capaz de transmitir experiência. A proposta do presente trabalho é verificar como uma leitura deste romance a partir do viés da descolonialidade pode contribuir para o debate acerca da potência que a intervenção estética feminista tem de contribuir para a construção de novas epistemologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla da Silva Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Priscilla da Silva Figueiredo é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Letras da UERJ, sob orientação da Profa. Dra. Leila Assumpção Harris, e bolsista CNPq. Atualmente é bolsista do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior na Claremont Graduate University, em Claremont, Califórnia.Professora. Sua atual pesquisa de doutorado relaciona-se com as literaturas de língua inglesa, literatura comparada, literaturas contemporâneas de autoria feminina, estudos de gênero, classe e etnia, estudos culturais.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Figueiredo, P. da S. (2019). A narradora descolonial: uma leitura de The Distant Marvels, de Chantel Acevedo. Revista Estudos Feministas, 27(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n159000

Edição

Seção

Seção Temática