Una aguja, una lámpara, un telar

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n354376

Resumo

O artigo busca compreender alguns aspectos comuns da América Latina, partindo da
premissa de que as ditaduras criam identificações entre seus países. A despeito das consequências e dificuldades desse sistema de governo, algumas mulheres latino-americanas encontraram, na prática coletiva do bordado, alternativas para enfrentar e resistir ao poder estabelecido. Em seus trabalhos, elas trazem à luz a história não oficial, denunciando a violação de direitos humanos, expressando seus sentimentos e compartilhando suas experiências. Como exemplos dessas ações, apresentam-se casos de grupos de mulheres da Argentina, Colômbia e Chile, as quais, na tentativa de superar aquilo que as vitimou, transformaram a arte em instrumento de utilização política.

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Biografia do Autor

Renata Rendelucci Allucci, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em História pela PUC-SP, Especialista em Bens Culturais - Cultura, Economia e Gestão pela FGV-SP. Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Allucci, R. R. (2019). Una aguja, una lámpara, un telar. Revista Estudos Feministas, 27(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n354376

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Artigos