Análise das construções possíveis de maternidades nos estudos feministas e da deficiência

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n154235

Resumo

Neste ensaio teórico analiso aproximações e distanciamentos entre os estudos feministas e os da deficiência nas produções do cuidado e de maternidades, por meio da discussão da elaboração de uma norma para as experiências humanas; dos estudos da deficiência; dos estudos feministas da deficiência e da ética do cuidado; da construção de uma normativa materna e suas implicações para mulheres vivendo com deficiências. Nos estudos feministas da deficiência, mães com deficiência ou mães de crianças com deficiências apontam que a instituição da maternidade patriarcal as interpela de maneira distinta, pois não são compelidas, mas desestimuladas a se reproduzirem e cuidarem, desfavoravelmente posicionadas na hierarquia reprodutiva. A partir de suas experiências, evidenciam diversas possibilidades maternas, para além da maternidade normativa.

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Biografia do Autor

Júlia Campos Clímaco, Universidade de Brasília e CNPq

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005), mestrado em Ciências Sociais e Educação pela FLACSO/AR (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Sede Argentina, 2006-2008), validado pela UNICAMP (28/03/2012), como equivalente ao título de Mestre em Educação na área de Ciências Sociais na Educação. Tem experiência na área de psicologia e ciências sociais, com ênfase nos Estudos Feministas, Psicologia Cultural e Estudos da Deficiência. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (orientada por Silviane Bonaccorsi Barbato) e analista em ciência e tecnologia do CNPq, na Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, nas áreas técnicas de Psicologia e Serviço Social.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Clímaco, J. C. (2020). Análise das construções possíveis de maternidades nos estudos feministas e da deficiência. Revista Estudos Feministas, 28(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n154235

Edição

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Artigos