As lutas feministas na sociedade capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n165798

Resumo

Esta resenha aborda as lutas feministas na sociedade capitalista, pautadas na obra traduzida Feminismo para os 99%: um manifesto, das autoras Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, publicada pela editora Boitempo, em 2019. O Manifesto, cuja edição brasileira apresenta prefácio de Talíria Petrone e orelha de Joênia Wapichana, defende onze teses que, embora abordem especificidades como as questões racial, ecológica e sexual, visam a luta contra o capitalismo, por entender que este é base fundamental das opressões na sociedade moderna. Portanto, o feminismo de que trata este livro é necessariamente anticapitalista, antirracista e internacionalista, confronta e propõe romper completamente com a lógica do feminismo neoliberal a serviço do capital financeiro. Um feminismo verdadeiramente emancipatório e majoritário, para 99%. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naylane Araújo Matos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

É doutoranda na Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CNPq. Membro do Grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução (GEFLIT/UFSC). Mestra em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC). Graduada em Letras - inglês pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo/RS – Brasil

É doutora e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Desenvolve investigações nas temáticas de trabalho docente, educação inclusiva e práticas pedagógicas na Educação Básica. Tem experiência na Educação Básica, sendo professora na rede municipal de Portão, RS/Brasil, desde o ano de 2006. Participa de atividades formativas em cursos de graduação e de especialização atuando especialmente nos cursos de Pedagogia e Educação Física. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

Referências

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. Trad. de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FONTES, Virginia. “Imperialismo, classes sociais e conjuntura: capitalismo autônomo?”. O cumuneiro [online], n. 3, 2006. Disponível em http://www.ocomuneiro.com/nr03_03_virginia.htm. Acesso em: 12/05/2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Esquerdas do mundo, uni-vos. São Paulo: Boitempo, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Matos, N. A., & Scherer, R. P. (2020). As lutas feministas na sociedade capitalista. Revista Estudos Feministas, 28(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n165798

Edição

Seção

Resenhas