A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano

Autores

  • Amalia Alexandre Uamusse Universidade Eduardo Mondlane https://orcid.org/0000-0003-4492-4443
  • Eugenia Flora Rosa Cossa Universidade Eduardo Mondlane
  • Tatiana Kouleshova Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168325

Resumo

Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano, tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEM.

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Biografia do Autor

Amalia Alexandre Uamusse, Universidade Eduardo Mondlane

Professora Associada na Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane, Doutorada em Ciências Naturais com a especialidade de Química Orgânica pela Universidade de Rostock, Alemanha. Actualmente é Vice-Reitora Académica da Universisdade Eduardo Mondlane.

Eugenia Flora Rosa Cossa, Universidade Eduardo Mondlane

Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Doutorada em Ciências de Educação pela Universidades de Western Cape, África do Sul. Actualmente é Directora Nacional do Ensino Superior no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.

Tatiana Kouleshova, Universidade Eduardo Mondlane

Professora Associada na Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane, Doutorada em Ciências Naturais com a especialidade de Química Física e Inorgânica pela Universidade Estatal de Moscovo, União Soviética.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Uamusse, A. A., Cossa, E. F. R., & Kouleshova, T. (2020). A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano. Revista Estudos Feministas, 28(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168325

Edição

Seção

Dossiê Mundos de Mulheres 2021: Pensamentos Feministas Afro-Moçambicanos - Ativismos