A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168325Resumo
Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano, tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEM.Downloads
Referências
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de Igualdade de Género e Desenvolvimento. Washington, 2012.
BOTTON, Andrea; STREEY, Marlene Neves. “As influências do género na infância: como produzimos meninos e meninas”. In: STREY, Marlene Neves; BOTTON, Andrea; CADONÁ, Eliana; PALMA, Yákara Arrial. Género e Ciclos Vitais: Desafios, Problematizões e Perspectivas. Porto Alegre: EDPUCRS, 2012.
ESTRATÉGIAS internacionais para a igualdade de Género: a Plataforma de Acção de Pequim (1995-2005). (Agenda Global n. 6) Diponível em http://plataformamulheres.org.pt/wp-content/ficheiros/2016/01/Plataforma-Accao-Pequim-PT.pdf. Acesso em 15/03/2019.
CÉSAR, Nilza A. T.; COSSA, Eugenia F. R.; BUQUE, Domingos C.; CHILAULE, Egídio R.; MABASSO, Quiteria M. “Investigando o impacto dos ritos de iniciação no acesso a educação e formação de crianças e adolescentes: o caso da Alta Zambézia”. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, v. 1, n. 1, p. 48-62, 2014. (Série Ciências da Educação)
KABEER, Naila. Realidades traslocadas: las jerarquias de género en el pensamento desarrolo. México: Paidós/UNAM, 1998.
KANNY, Allison; SAX, Linda; RIGGERS-PIEHL, Tiffani. “Investigating forty years of STEM research: how explanations for the gender gap have evolved over time”. Journal of Women and Minorities in Science and Engineering, California, v. 20, n. 2, p. 127-148, 2014.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional-MCTESTP. Dados Estatísticos sobre o Ensino Superior em Moçambique. Maputo, 2013-2017. Disponível em http://www.mctestp.gov.mz/por/Ensino-Superior/Dados-Estatisticos.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação-MINED. Relatório do Estudo sobre Género no Ensino Superior em Moçambique. Maputo, 2014.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação-MINED. Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020. Maputo, 2012.
PINTO, Érica Jaqueline Soares; DE CARVALHO, Eulina Pessoa; RABAY, Gloria. “As relações de género nas escolhas de cursos superiores”. Revista Tempos e espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 47-58, maio/ago. 2017.
UNDP. Relatório do Desenvolvimento Humano 2013. A Ascensão do Programa Humano num Mundo Diversificado. New York, 2013.
UNESCO BRASIL. Decifrar o código: das meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília, 2018.
XU, Yonghong Jade. “Gender Disparity in STEM Disciplines: A Study of Faculty Attrition and Turnover Intentions”. Res High Educ, USA, Springer Science, v. 49, p. 607.624, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.