Na luta para mudar o mundo: mulheres, reprodução e resistência na América Latina

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n270010

Resumo

Resistência e ação coletiva são características de mobilizações sociais organizadas por mulheres na América Latina desde a década de 70, muito embora os arranjos desse processo tenham alcançado notória visibilidade nos últimos anos. No momento em que suas comunidades foram submetidas ao poder de destruição do capitalismo, do patriarcalismo e da degradação do meio ambiente, as mulheres latino-americanas uniram-se e, por meio de seus esforços, traduzidos em ações coletivas pela transformação do trabalho cotidiano, social e reprodutivo, promoveram uma nova definição de política e democratização. Nesse contexto particular de espaço, tempo, vida e corpo humano, voltado a uma única perspectiva, surgiram o conceito de comum e a adoção de práticas organizacionais pautadas pelo princípio da horizontalidade. O ativismo dessas mulheres, cujo panorama é tecido no presente artigo, é, segundo as palavras da autora, Silvia Federici, uma força importante para a mudança social na América Latina e uma inspiração para as feministas e os outros movimentos ao redor do mundo.

Biografia do Autor

Luciana Benetti Marques Valio, PPG Artes Visuais - Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, IA/UNICAMP (bolsa PNPD/CAPES), no qual pesquisa as obras de arte contemporâneas de grandes mostras (bienais e documenta) com enfoque decolonial. Doutora pelo mesmo Programa (bolsa CAPES), no qual realizou a pesquisa sobre as práticas artísticas de Renata Lucas, com ênfase na inserção destas práticas no espaço público. Melhor Tese de 2014 pelo PPG-Artes Visuais/UNICAMP indicada para o Prêmio Tese/CAPES 2015. Foi selecionada como Professora Substituta (Processo Seletivo Emergencial) para atuar na Disciplina Escultura II, do Curso de Artes Visuais do IA/UNICAMP, durante o 1º semestre letivo de 2016. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea, foi, também, participante do Grupo de Pesquisa Arte e Cidade, ambos os projetos credenciados ao CNPq. Realizou Mestrado em Cultura e Informação, na ECA/USP, no qual pesquisou a exposição de arte como síntese do sistema da arte a partir do estudo das práticas avaliatórias em museus e instituições culturais (bolsa CNPq e FAPESP). Atuou junto ao Fórum Permanente: museus de arte - entre o público e o privado. No curso de Avaliação de Projetos e Programas Sociais (CEATS/FIA - FEA/USP) desenvolveu a monografia sobre a avaliação das exposições de arte da Bienal de São Paulo. Especializou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas elaborando o planejamento estratégico da Fundação Matto Dentro, projeto para a gestão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim em Campinas/SP. Bacharel (2001) e Licenciada (2003) em Educação Artística - Hab. em Artes Plásticas pela UNICAMP.

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2020-09-16

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Artigos