Tornando queer a educação ambiental

Autores

  • Constance Russel Lakehead University, Canada
  • Tema Sarick York University, Canada
  • Jackie Kennely Youth Net Vancouver, Canada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100016

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão em torno das possibilidades de umaeducação ambiental queer. Tornar queer a educação ambiental significa mais que simplesmenteadicionar conteúdo gay/lesbiano/bissexual/transgênero à educação ambiental, mas visa, emseu projeto, problematizar a heteronormatividade, a essencialização das identidades e aheterossexualização de nossas teorias e práticas. Apresentamos neste trabalho uma breveintrodução à pedagogia queer e apontamos como a educação ambiental pode contribuir demaneira singular para a interrupção da heteronormatividade e para a problematização daidentidade e da experiência. Também exemplificamos esforços por um ambientalismo queerem novos movimentos sociais e produções culturais.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Russel, C., Sarick, T., & Kennely, J. (2011). Tornando queer a educação ambiental. Revista Estudos Feministas, 19(1), 225. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100016

Edição

Seção

Seção Temática