“Adiós soccer, here comes fútbol!”: transnacionalização de comunidades esportivas mexicanas nos Estados Unidos2

Autores

  • Ingrid Kummels Freie Universität, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300011

Resumo

Este artigo discute a dinâmica esportiva de comunidades mexicanas nos Estados Unidos no contexto do futebol. A partir da análise de grupos mexicanos que imigraram para o território americano e de suas práticas futebolísticas (de resistência), esta pesquisa se questiona se estaríamos presenciando uma “latino-americanização” esportiva dos EUA através do futebol. Como contrarresposta a uma homogeneização e subordinação, os mexicanos-americanos (e, por extensão, os latinos em geral) criaram novas práticas culturais (e, dentre elas, as práticas esportivas) que amalgamam tradições mexicanas com valores da sociedade estadunidense, constituindo, assim, um terceiro espaço (a third space) que transpõe as fronteiras de ambos os Estados nacionais. O presente artigo, portanto, analisa por que um crescente número de imigrantes reforça as relações com suas comunidades de origem no México através da (re)criação de um universo futebolístico próprio, expressando, com isso, uma “mexicanidade transnacional” que não é “harmônica”, mas é marcada por linhas de conflito. Nessa “nova mexicanidade” manifestam-se conflitos de gênero, de classe e étnicos, locais e nacionais, que se dão simultaneamente nos EUA e no México, e que se influenciam mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Kummels, Freie Universität, Alemanha

É doutora professora titular de Antropologia Social e Cultural no Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI), da Freie Universität (Universidade Livre), em Berlim, Alemanha.

Downloads

Publicado

2012-03-14

Como Citar

Kummels, I. (2012). “Adiós soccer, here comes fútbol!”: transnacionalização de comunidades esportivas mexicanas nos Estados Unidos2. Revista Estudos Feministas, 19(3), 853. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300011

Edição

Seção

Seção Temática