Poses, posses e cenários: as fotografias como narrativas da conquista da Europa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200013Resumo
As experiências narrativas etnográficas articulando imagens e textos podem acionaras sensibilidades, os saberes e os sentidos estéticos e culturais presentes na relação ver-o-quese-diz/dizer-o-que-se-vê. Entre as possibilidades de exploração do universo de imagens estão asfotográficas. A partir das imagens capturadas no cotidiano das travestis, argumento que a poseé um componente sígnico capaz de oferecer vestígios para a compreensão/interpretação deaspectos singulares desse universo que não se esgotam na interpretação usual dos signosletrados. Para o artigo em questão, recorto fragmentos da migração das travestis para a Itália.Um projeto significativamente marcado pela expectativa de trabalho e sobrevivência, mastambém que se reveste de glamour num cenário em que as imagens – fotografias enviadas àfamília e também disponibilizadas na plataforma virtual – compõem narrativas de um sucessoinscrito no corpo, nas joias, nos carros, mas também ancoradas em espaços geográficosdiferenciados, capazes de informar sobre “a conquista da Europa”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.