A produção da maternidade nos discursos de incentivo à amamentação

Autores

  • Eliane Cadoná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marlene Neves Strey Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

No presente artigo1 discutimos, através de materiais da Campanha da Amamentação, discursos da maternidade, por intermédio das práticas de incentivo ao aleitamento materno. Problematizamos a forma como esses materiais veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Para a análise dos dados, fizemos uso dos conceitos de discurso e de enunciado de Michel Foucault, tomando-os enquanto ferramentas teórico-metodológicas. Nos materiais, percebemos que a mãe é posicionada como principal responsável pela saúde de seus/as filhos/as, tendo o dever de cuidar deles/as e nutri-los/as. O pai ocupa um papel secundário nessa relação, e a figura do especialista em saúde ganha destaque, na medida em que é posicionado enquanto conhecedor das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança.

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Publicado

2014-05-19

Como Citar

Cadoná, E., & Neves Strey, M. (2014). A produção da maternidade nos discursos de incentivo à amamentação. Revista Estudos Feministas, 22(2), 477–499. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos