A busca pela ascensão feminina no PDS Virola Jatobá, Anapu-PA

Autores

  • Ana Ruth dos Santos Chaves Universidade Federal do Pará
  • Roberta Rowsy Amorim de Castro Professora Assistente da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Universidade Federal do Pará, Campus do Baixo Tocantins - Abaetetuba.
  • Andreia de Menezes Portugal Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Mulheres Agricultoras, Relações de Gênero, Trabalho Feminino

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel das mulheres no PDS Virola Jatobá, Anapu-Pará, sua importância e representatividade nas atividades produtivas, econômicas e sociais, bem como descrever como está se dando a busca pela ascensão feminina através do associativismo. Foram entrevistadas 18 mulheres agricultoras e foi constatado que estas participam dos processos de trabalho nos sistemas de cultivo, criações e extrativista. Em relação às atividades anexas e rendas extras, todas as entrevistadas contribuem na renda mensal de suas famílias. As mulheres do PDS exercem papel coletivo relevante ao se organizarem em associações de gênero e outras, evidenciando a busca por inserção em vários cenários. Essa atuação colabora para que se reconheçam como trabalhadoras e não somente como ajudantes.

Biografia do Autor

Ana Ruth dos Santos Chaves, Universidade Federal do Pará

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

Roberta Rowsy Amorim de Castro, Professora Assistente da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Universidade Federal do Pará, Campus do Baixo Tocantins - Abaetetuba.

Professora Assistente da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus do Baixo Tocantins - Abaetetuba. Engenheira Agrônoma formada pela UFPA - Campus de Altamira e Mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA -Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural.

Andreia de Menezes Portugal, Universidade Federal do Pará

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos