Mulheres negras nos carnavais paulistanos: quem são elas? (1921-1967)

Autores

  • Zélia Lopes da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

A análise referente a participação das mulheres negras nas pândegas carnavalescas insere-se muito além dos interesses de grupo, considerando que os paradigmas sobre essas festividades e as questões de gênero e do feminino atravessam o assunto, inscrevendo o temário em reflexões transnacionais que envolvem protagonistas de espectros distintos. Neste texto, a intenção é articular esses campos, sem perder de vista as especificidades referentes às folionas afrodescendentes e seus percalços, que se manifestam, de imediato, nas limitações dos registros memoriais e da historiografia que transversalmente exploram o seu papel nesses folguedos carnavalescos manifestos na cidade de São Paulo. Nesse sentido, percebe-se uma leitura sexista e seletiva dos registros dessas participações e, ao mesmo tempo, tem-se uma memória fragmentária dessa participação que pouco foi alterada ao longo dos anos. Esse percurso será acompanhado entre os anos de 1921, data inicial da aparição de mulheres negras em um “cordão carnavalesco”, ao ano de 1967, data do encerramento dos carnavais “não oficiais” em São Paulo. Quem são, portanto, as mulheres negras que foram identificadas e dignas desse protagonismo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Lopes da Silva, Universidade Estadual Paulista

Zélia Lopes da Silva é Livre Docente em História do Brasil pela Unesp. Leciona no Programa de Pós-Graduação em História da mesma Universidade, no campus de Assis. Tem pesquisado temas referentes ao período republicano brasileiro, focando questões sociais e culturais como o carnaval e o patrimônio cultural, com base em fontes diversas, inclusive materiais iconográficos como a caricatura. Publicou artigos e alguns livros, coletivos e individualmente, a exemplo de Dimensões da cultura e da sociabilidade: os festejos carnavalescos da cidade de São Paulo (1940 – 1964), (2015).

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Silva, Z. L. da. (2018). Mulheres negras nos carnavais paulistanos: quem são elas? (1921-1967). Revista Estudos Feministas, 26(2). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos