Negociando o feminismo pop na cultura jovem feminina: um estudo empírico com fãs de grupos femininos

Autores

  • Bettina Fritzsche Freie Universität Berlin

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000200006

Resumo

As Spice Girls são um dos mais bem-sucedidos grupos musicais da década de 1990, tendo se tornado especialmente famosas por sua exaltação do ‘poder jovem feminino’. Relacionado a um estudo que se baseia em entrevistas com fãs e ex-fãs desse grupo feminino, o presente artigo discute até que ponto fenômenos do ‘feminismo pop’ como as Spice Girls podem ser considerados uma fonte de empoderamento para meninas e jovens. O método documentário é utilizado por permitir a análise da recepção midiática como parte de uma cultura popular. Uma abordagem mimética em relação às Spice Girls no interior dessa cultura popular possibilita que suas fãs ocupem identificações diferenciadas na busca de seu próprio posicionamento diante das exigências contraditórias que a sociedade faz às adolescentes. Demonstra-se que suas complicadas negociações se referem a um empoderamento que não pode ser adequadamente categorizado como resistência ou incorporação ideológica.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Fritzsche, B. (2004). Negociando o feminismo pop na cultura jovem feminina: um estudo empírico com fãs de grupos femininos. Revista Estudos Feministas, 12(2), 106. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000200006

Edição

Seção

Ensaio