Arte Popular y Feminismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
En este artículo se lleva a cabo, en primer lugar, una propuesta metodológica de cómo abordar el estudio del arte popular desde un punto de vista feminista. A continuación se realiza un acercamiento a un ejemplo específico de arte popular mexicano que se halla en estrecha relación con el arte elitista y se puede considerar que se trata de un proceso de sincretismo cultural un tanto sui generis: las friditas de Josefina Aguilar como recreaciones de la obra plástica de Frida Kahlo. Con base en este “close up” se intenta mostrar un posible método para conocer el arte popular contemplando las divisiones sociales por género, etnia y clase.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.