AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300010Palavras-chave:
Ações afirmativas, Direitos humanos, Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, Igualdade racial, Justiça racialResumo
Qual é o balanço das ações afirmativas na experiência brasileira? Como compreender as primeiras iniciativas de adoção de marcos legais instituidores das ações afirmativas? Qual tem sido o impacto da agenda global na ordem doméstica? Em que medida a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial e a Conferência de Durban fomentaram avanços internos? Quais são os principais desafios, dilemas e tensões das ações afirmativas? Quais são as possibilidades e perspectivas de construção da igualdade étnicoracial no caso brasileiro? São estas as questões centrais a inspirar este artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autoras que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autoras mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
b. Autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
c. Autoras têm permissão e são estimuladas a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.