Competições esportivas mundiais LGBT: guetos sexualizados em escala global?

Autores

  • Wagner Xavier de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Silvia Moraes Rial Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300017

Resumo

Os guetos são espaços circunscritos e marginais nos quais, ao longo da história, minorias religiosas, sociais, étnicas e sexuais foram encapsuladas e segregadas. Atravessados por fluxos e tensões em movimento do global landscape, tais territórios devem ser revisitados sob a ótica da globalização. Com o propósito de analisar territorialidades marginais de gênero atreladas a eventos esportivos LGBT, este artigo buscou ressemantizar o conceito de gueto da “Escola de Chicago” e repensá-lo segundo novas perspectivas analíticas, aplicadas a duas competições esportivas mundiais (Gay Games e World OutGames) voltadas para o público LGBT. Percebeu-se que a ocorrência dessas competições e as expectativas em torno de “capitais ejaculantes” de corpos, sexos, desejos e sexualidades vinculados ao esporte abrem a perspectiva de que tais torneios performatizem “guetos sexualizados”, isto é, espaços territorializados de práticas itinerantes de desejos, na lógica de uma circulação em escala global, de corpos e de capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Xavier de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), é bolsista CAPES em estágio doutoral na Alemanha (2009-2011). É membro do NAVI (Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem), do GAUM (Grupo de Antropologia Urbana e Marítima) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação e Sociedade Contemporânea” (CED/UFSC/UFPR/CNPq).

Carmen Silvia Moraes Rial, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista e antropóloga, é doutora em Antropologia e Sociologia pela Université Paris V. Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora 1C do CNPq. Coordena o Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) e o Grupo de Antropologia Urbana e Marítima (GAUM). É editora de entrevistas da Revista Estudos Feministas e integra o Instituto de Estudos de Gênero da UFSC.

Downloads

Publicado

2012-03-19

Como Citar

Camargo, W. X. de, & Rial, C. S. M. (2012). Competições esportivas mundiais LGBT: guetos sexualizados em escala global?. Revista Estudos Feministas, 19(3), 977. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300017

Edição

Seção

Seção Temática