Travestilidades nômades: a explosão dos binarismos e a emergência Queering

Autores

  • Wiliam Siqueira Peres Universidade Estadual Paulista, Assis

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200014

Resumo

Apresentamos neste artigo algumas problematizações a respeito da expressão“travesti”, que, não se apoiando em um modelo único de referência sexual e de gênero parasua efetivação, nos permitiria falar em processos de ‘travestilização’. Esses processos seconstituem através de dispositivos em que lineamentos duros, flexíveis e de fuga participam dacriação de seus corpos, desejos e prazeres, transitando entre efeitos–consequências dediscursos normativos e singularizadores. Sua circulação no mundo coloca em xeque as matrizesbinárias heteronormativas do sistema sexo/gênero/desejo, que se desmancham diante de modosde subjetivação orientados por potências subversivas criadoras de novos campos possíveis deexistencialização. Nessa perspectiva, queremos mostrar que as expressões sexuais e de gênerosdas travestis formulam novas questões a respeito dos modelos identitários vigentes,demonstrando que a coerência e a inteligibilidade impostas pelos códigos heteronormativosprecisam ser urgentemente revistas, de modo a questionar a respeito da ordem social queapresenta o gênero associado ao sexo reprodutivo, para ressignificar as expressões sexuais,gendradas e subjetivas, em sua processualidade histórica que explode os binarismos, desprezaos universais e desmancha o absolutismo da ideia de verdade, enraizados nos sistemas bináriosde pensamentos sedentários, fechados, universais e a-históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wiliam Siqueira Peres, Universidade Estadual Paulista, Assis

É professor do Departamentode Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) na Faculdade de Ciência e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de MesquitaFilho (FCL/UNESP-Assis). É doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e pós-doutor em Psicologia e Estudosde Gênero pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Autor de artigos e capítulos de livrossobre sexualidades, teorias queer, clínica social. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades (GEPS/CNPq).

Downloads

Publicado

2012-05-21

Como Citar

Peres, W. S. (2012). Travestilidades nômades: a explosão dos binarismos e a emergência Queering. Revista Estudos Feministas, 20(2), 539–547. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200014

Edição

Seção

Dossiê