Júlia Lopes de Almeida teatróloga: apontamentos sobre a peça inédita “O Caminho do Bem”

Autores

  • Michele Asmar Fanini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300019

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida, Manuscritos Inéditos, Literatura Brasileira, Artes Dramáticas, Gênero

Resumo

Considerada uma das mais expoentes prosadoras da “belle époque tropical”, Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) revelou-se, a despeito do gênero literário que a consagrou, detentora de uma inegável versatilidade estilística. Quanto a isso, suas incursões pelas artes dramáticas são um inequívoco exemplo: além de haver publicado os volumes A Herança (1909) e Teatro (1917), a escritora deixou algo em torno de uma dezena de textos teatrais inéditos e não encenados, todos eles disponíveis, sob a forma de documentos autógrafos e/ou datiloscritos, em seu acervo particular, mantido por Claudio Lopes de Almeida, seu neto. Diante da magnitude do legado em questão, o presente artigo estabelece como recorte analítico privilegiado a peça inédita “O Caminho do Bem”, a partir da qual tencionamos contribuir, à luz das imbricações entre arte e gênero/sexo, não apenas para a fortuna crítica da escritora, mas para aqueles estudos dedicados à pavimentação de lacunas que a historiografia literária brasileira ainda abriga.

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Publicado

2013-09-15

Edição

Seção

Artigos Temáticos