Participação científica da mulher em Ciência Política e Relações Internacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254033

Resumo

Este artigo mapeia a participação das mulheres na produção científica brasileira nas áreas
de Ciência Política e Relações Internacionais, no período de 2006 a 2016. Para isso, foram criados seis indicadores, a fim de medir a participação das mulheres na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos, bem como sua participação como docentes de programas de pós-graduação e sua presença em conselhos editoriais de importantes revistas científicas brasileiras nesses campos. Os resultados revelaram que, apesar de haver uma crescente participação das mulheres nos últimos anos, o espaço que ocupam ainda está sub-representado, especialmente quando se considera posições estratégicas relacionadas ao ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Isaias Mendes

Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Administração e Bacharel em Gestão de Comércio Internacional, ambos pela UNICAMP. Pesquisa nas áreas de Administração Pública, Economia Política Internacional, e Política Internacional e Comparada.

Ariane Cristine Roder Figueira, Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta do Instituto COPPEAD da UFRJ. Doutora e Mestre em Ciência Política pela USP. Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP. Pesquisa nas áreas de Negócios Internacionais, Internacionalização de Empresas, Política Externa, Gestão Pública, Instituições Políticas e Processo Decisório.

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Mendes, M. V. I., & Figueira, A. C. R. (2019). Participação científica da mulher em Ciência Política e Relações Internacionais no Brasil. Revista Estudos Feministas, 27(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254033

Edição

Seção

Artigos