How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?

Authors

  • Gabriela Reznik Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luisa Medeiros Massarani Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Marina Ramalho Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Maria Ataide Malcher Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luis Amorim Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Yurij Castelfranchi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0003-4003-5956

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Abstract

The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach – little explored in studies on public perceptions of S&T – this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity.

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Author Biographies

Gabriela Reznik, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bióloga pela Universidade Federal do Rio de janeiro, especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, mestranda em História das Ciências, das Tecnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ).

Luisa Medeiros Massarani, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), pós-doutorado na University College London (2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Marina Ramalho, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora e jornalista do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Formada em Jornalismo pela UFRJ, com master em Jornalismo de Agência pela Universidade Rey Juan Carlos e Agência EFE (Espanha) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ).

Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância(AEDi-UFPA). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Processos midiáticos; Estudos de televisão, de Teledramaturgia, de Audiovisual, de Recepção; Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs); Comunicação da Ciência; Divulgação Científica; Epistemologia, Teorias e Metodologias de Comunicação.

Luis Amorim, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Comunicação, Ciência e Mídia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2006. É coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e jornalista responsável pelo site do Instituto Virtual do Envelhecimento e Saúde do Idoso.

Yurij Castelfranchi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

FÍsico  pela  Universidade  de  Roma  1,  “La  Sapienza”,  mestre  em comunicação da ciência pela SISSA (It´slia), e doutor em sociologia da C&T pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (Brasil).É professor adjunto de sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar InCiTe (Innovation, Citizenship and Technoscience).  Suas principais áreas de investigação são:  cidadania tecnocientífica e controvérsias sociotécnicas, percepção pública de C&T, ciência e mídia.

Published

2017-05-25

How to Cite

Reznik, G., Massarani, L. M., Ramalho, M., Malcher, M. A., Amorim, L., & Castelfranchi, Y. (2017). How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?. Revista Estudos Feministas, 25(2), 829–855. https://doi.org/10.1590/%x

Issue

Section

Articles