Devir-mulher e educação múltipla: cartografias clariceanas

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n371499

Resumo

O texto movimenta cartografias intensivas com a arte literária de Clarice Lispector ao encontro da construção de sentidos para uma educação múltipla. A partir dos percursos rizomáticos das mulheres clariceanas, visa romper com antigas representações que legitimam o ‘ser mulher’ segundo as leis do patriarcado. Estas veredas levam a maquinar o conceito de educação múltipla nos entremeios da filosofia da diferença, com Deleuze e Guattari, e das ressonâncias do pensamento pós-feminista, como Beauvoir e Butler, de modo a tecer as relações entre arte-gênero-educação por conexões rizomáticas e encontros intensivos com as potências feministas do devir-mulher, da escrita clariceana e os devires poético-políticos como possibilidade de fabular espaços de liberdade nas artes de viver e educar.

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Biografia do Autor

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Gilcilene Dias da Costa (costagilcilene@gmail.com) é professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do PPG em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Docente do PPG de Doutorado em Educação da Amazônia (PGEDA). Pesquisadora nas áreas de filosofia da diferença, cartografias literárias, devir-mulher, estudos queer, feministas, gênero, sexualidade, antropofagia e educação.

Fabíola de Fátima Igreja, Universidade Federal do Pará

Fabíola de Fátima Igreja (gusmaofabi@gmail.com) é mestra em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA) na qualidade de Bolsista CAPES. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa (CUNTINS/UFPA). Membro do grupo de pesquisa ANARKHOS - Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação (CNPq/UFPA). Membro do Coletivo de Mulheres Sumanas (CUNTINS/UFPA).

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Costa, G. D. da, & Igreja, F. de F. (2021). Devir-mulher e educação múltipla: cartografias clariceanas. Revista Estudos Feministas, 29(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n371499

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Artigos