(Trans)tornando a norma cisgênera e seus derivados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254397

Resumo

Este artigo de revisão teórica tem como objetivo abordar a cisgeneridade, ou o termo
cisgênero, e sua ramificação nas interações cotidianas de modo a compreender as inteligibilidades que a acompanham, bem como os efeitos que são (re)produzidos. O pensamento de Foucault e de algumas autoras trans foi o referencial teórico utilizado para a investigação científica dos regimes de verdade, da produção de resistência e de experiências éticas e estéticas. Assim, foi possível demonstrar os atravessamentos percebidos entre discursos e biopolíticas que modulam formas de ser e de estar no mundo, convocando novos avanços para os estudos de gênero e sexualidades, além de expor importantes elementos para os processos de subjetivação e da busca de problematização da cisgeneridade para reconhecer a importância da utilização do termo para uma análise mais igual da experiência humana.

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Biografia do Autor

Felipe Cazeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando de Psicologia do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes "Inclusão, Diversidade e Protagonismo na UFMT" e do Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas - PEBEXT-AF. Possui experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia, Educação, Saúde e Ciências Humanas e Sociais, atuando nos seguintes temas: psicologia social, educação, saúde, tanatologia, saúde mental, IST's/HIV/AIDS, sexualidade, gênero, relações étnico-raciais, ações afirmativas, direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais.

Emilly Mel Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Primeira aluna travesti Mestranda e Graduada em Psicologia do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi integrante do Tirésias - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos, UFRN

Marlos Alves Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (área de concentração cultura e representações). Estágio Pós Doutoral (PRODOC/CAPES) pelo programa de pós-graduação em psicologia da UFRN(PPGPSi). Professor Adjunto II no Departamento de Psicologia da UFRN e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição. Atualmente é um dos coordenadores do observatório da população infanto-juvenil em contextos de violência (OBIJUV) e do Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS) da UFRN

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Cazeiro, F., Fernandes, E. M., & Bezerra, M. A. (2019). (Trans)tornando a norma cisgênera e seus derivados. Revista Estudos Feministas, 27(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254397

Edição

Seção

Artigos