Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254727

Resumo

Neste artigo, refletimos acerca de um conjunto de trocas interacionais realizadas nos perfisdo Facebook de duas mulheres negras de destaque na mídia televisiva. Concentramos nossos esforços em produzir conhecimento sobre a (re)produção de discursos de injúria racial e de gênero num contexto on-line. Partindo da concepção de linguagem como ação, promovemos um diálogo com perspectivas teóricas relacionadas às questões raciais. Os dados gerados nos permitem inferir que os atos de fala performativos de injúria racial e de gênero apontam para discursos e crenças que ainda constroem as mulheres negras, mesmo as bem-sucedidas, como ‘animalescas’ e ‘inferiores’ e cujos corpos estão ‘naturalmente e sempre à disposição’ de ataques violentos de diversas ordens, inclusive as verbais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos da Silva Borges, CEFET/RJ

Roberto Carlos da Silva Borges Coordena o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Relações Étnico-Raciais (PPRER). Leciona no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) e no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER), do CEFET/RJ. É pós-doutorado em Comunicação (ECO/UFRJ), doutor em Estudos da Linguagem (UFF), mestre em Língua Portuguesa (UERJ); especialista em Língua Portuguesa (UFRJ) e graduado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (FAHUPE). Atua na área Interdisciplinar, com foco nas práticas identitárias em mídias fílmicas, no Ethos, nas relações raciais, raça e racismo.

Glenda Cristina Valim de Melo, UNIRIO

Glenda Cristina Valim de Melo é professora adjunto de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Finalizou o pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro,  atua nas áreas de práticas identitárias (raça, gênero e sexualidade) e discurso e coordena os projetos Indexicalidades e Performances Discursivas: Raça, Gênero e Sexualidade em Contexto on/off-line e Trajetórias, Indexicalidades e Performances Discursivas de Raça Gênero e Sexualidade em Contextos On/Offline.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Borges, R. C. da S., & de Melo, G. C. V. (2019). Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. Revista Estudos Feministas, 27(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254727

Edição

Seção

Artigos