A atuação e presença das mulheres nas revistas médicas paulistas: 1898-1930

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a participação de mulheres no campo médico paulista entre os anos de 1898 e 1930. Para tanto, foram analisados os dois periódicos médicos de maior circulação nesse período: a Revista Médica de São Paulo e os Anais Paulistas de Medicina e Cirurgia. Partindo da análise das fontes, buscou-se refletir de que maneira foram estabelecidas relações entre os discursos sobre gênero, política e ciência na imprensa médica paulista. Nesse sentido, buscamos discutir a inserção profissional das médicas em áreas que, inicialmente, se mostrariam mais permeáveis à presença de mulheres, tais como a benemerência, além da ginecologia, obstetrícia e pediatria. Analisamos também o uso estratégico do recurso ao laboratório - e sua aparente neutralidade - no momento em que essas profissionais tentaram adentrar outras áreas e defrontar os tabus vinculados ao contanto com corpos masculinos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Regina Barros da Silva, Professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, atualmente é Vice-Diretora do Centro de Apoio à Pesquisa Histórica - CAPH e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC. Membro do conselho da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE.BR. É pesquisadora de produtividade do CNPq, trabalhando com história das ciências no Brasil, principalmente com história da saúde, saúde pública e educação superior, assim como em história da historiografia das ciências.

Isabella Bonaventura de Oliveira, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em História Social

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, atualmente bolsista CAPES e membro do Conselho Editorial do Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Entre 2011 e 2013 realizou pesquisa de iniciação científica com apoio do CNPq. Trabalha as relações e discursos de gênero, assim como, a história da ciência e da saúde no Brasil, com enfoque no período republicano.

Publicado

2018-08-13

Cómo citar

Silva, M. R. B. da, & Oliveira, I. B. de. (2018). A atuação e presença das mulheres nas revistas médicas paulistas: 1898-1930. Revista Estudos Feministas, 26(2). https://doi.org/10.1590/%x

Número

Sección

Artículos