Relações de gênero, ciência e tecnologia no currículo de filmes de animação

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Invenções, tecnologias, experimentos, livros e ferramentas são elementos que fazem
parte das tramas de Tá chovendo hambúrguer I e II. O presente artigo tem o objetivo de analisar as relações de gênero em tais filmes de animação que apresentam como pano de fundo invenções e verdades científicas e tecnológicas, permeadas por demandas generificadas.
Desse modo, argumento que, nos filmes analisados, são produzidas posições de sujeito
diferenciadas para homens e mulheres por meio do discurso científico-tecnológico. Nos artefatos culturais analisados, alguns sujeitos são próprios do fazer científico, do racional, da inventividade tecnológica. Outros possuem papel secundário, coadjuvante e de assistência. Isso contribui para a produção de sujeitos generificados na ciência. Assim, em meio a hambúrgueres, queijos e molhos, chovem discursos e demandas para o governo daqueles/as que os assistem.

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Publicado

2016-06-21

Como Citar

Cardoso, L. de R. (2016). Relações de gênero, ciência e tecnologia no currículo de filmes de animação. Revista Estudos Feministas, 24(2), 463–484. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos