Before and after gender, o “livro perdido” de Marilyn Strathern

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n69914

Resumen

Before and after gender: sexual mythologies of everyday life” é o novo/velho livro da antropóloga britânica Marilyn Strathern. Embora publicado em 2016 pela Hau Books, o texto foi escrito em 1974, em Port Moresby, sob encomenda para uma série de caráter enciclopédico, a ser editada pelo Royal Anthropological Institute. Strathern recebeu como proposta o tema “homem e mulher”, título inicial do texto. Porém, a empreitada de publicar uma coleção antropológica para um público mais amplo foi cancelada. Logo, o texto completo foi arquivado e reacessado apenas décadas depois. Retrospectivamente intitulado Before and After Gender, o livro interage com debates feministas da década de 1970. Ele pode ser considerado uma espécie de clássico extraviado do feminismo setentista, visto que mesmo com o passar do tempo, aborda com vívida relevância contemporânea questões sobre sexo, gênero, sexualidade e desigualdade. No entanto, apresenta diferenças significativas em relação as obras feministas coetâneas, oferecendo uma teoria mais abrangente do gênero como uma forma de relação social e cultural do que os escritos da época, interrogando como “a mulher” veio a ser uma questão. Através de fontes diversas (romances, manifestos feministas, poemas, etnografias, contos, estudos literários e manuais de biologia), a autora constrói uma análise do conceito de gênero como um poderoso código cultural, e o sexo como uma mitologia definidora. Para isso, explora uma ampla variedade de temas: simbolismo, estereótipos, papéis, casamento, família, o lar, assim como noções de pessoa, indivíduo, sexualidade e divisão sexual do trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Sander, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, cursa o Doutorado em Ciências Sociais na mesma instituição, sob orientação de Guita Grin Debert, desenvolvendo pesquisa sobre criminalização e encarceramento de travestis e transexuais.

Citas

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

PISCITELLI, Adriana. “Recriando a (categoria) mulher?”. In: ALGRANTI, Leila (Org.). A prática feminista e o conceito de gênero. Textos Didáticos, n. 48. Campinas, IFCH-Unicamp, 2002, p. 7-42.

RUBIN, Gayle. “The traffic in women: notes on the ‘political economy’ of sex”. In: RAITER, Rayna (Ed.). Toward anthropology of women. Nova York: Monthly Review Press, 1975. p. 157-210.

STRATHERN, Marilyn. Before and after gender: sexual mythologies of everyday life. Chicago: Hau Books, 2016.

STRATHERN, Marilyn. O Gênero da Dádiva. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Sander, V. (2020). Before and after gender, o “livro perdido” de Marilyn Strathern. Revista Estudos Feministas, 28(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n69914

Número

Sección

Reseñas