Identidades coletivas no Fórum Social Mundial

Autores

  • Alexandre Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniel Calbino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Pereira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p347

Resumo

O presente trabalho teórico-empírico teve por objetivo compreender o processo de formação da identidade coletiva do Fórum Social Mundial (FSM). Entende-se que tal identidade, congrega uma série de outras identidades individuais e coletivas, estando o significado do FSM em constante construção e negociação. Ademais, a análise identitária deve se pautar pela conjuntura macrossocial no qual o FSM surge e se mantém. Para realizar a pesquisa, foram usados dados secundários longitudinais que formaram dois conjuntos discursivos distintos, referentes a duas instâncias formadoras da identidade do Fórum: o discurso oficial do FSM, e o discurso do sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Os resultados, extraídos com base na Análise do Discurso (AD), demonstraram continuidades e rupturas identitárias, assim como contradições e consistências, revelando a complexidade da identidade coletiva do FSM e elementos da cultura política na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Alexandre Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

É doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Daniel Calbino, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Mariana Pereira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente, é aluna do mestrado acadêmico nessa mesma instituição.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos